Red Dead Redemption XBOX vs PS3

01/06/2010 08:58

Frente-a-frente: Red Dead Redemption

 

  Xbox 360 PlayStation 3
Tamanho do disco 6.7GB 7.67GB
Instalação 6.7GB (opcional) 515MB (obrigatória)
Surround Support Dolby Digital Dolby Digital, 5.1LPCM

Com a chegada de Red Dead Redemption vemos a Rockstar novamente de regresso à realidade dos grandes sucessos de grande orçamento. Alcançou o primeiro lugar no Reino Unido, e foi aclamado na nossa análise. Tal como o lendário Grand Theft Auto IV, esta recente oferta trata-se de oferecer um imenso e completamente realizado mundo, apoiado pelas grandes quantidades de "conteúdos" e um argumento de qualidade, bem conseguido.

Leitores habituais desta secção sabem que o GTA IV original mostrou claras vantagens de desempenho na versão da Xbox 360. Será que o mesmo é verdade para aquele que muitos consideram a sua sequela espiritual?

A tecnologia por trás do jogo é o motor RAGE da própria Rockstar, que tem sido utilizado em muitos dos lançamentos da companhia, incluindo GTA IV. O recente Episodes From Liberty City foi construído sobre a mesma ferramenta, e enquanto sem grandes conclusões, segundo a nossa comparação no Frente-a-frente 25, parecia ser o caso que a vantagem de desempenho desfrutada pela Xbox 360 não era tão pronunciada.

Portanto como se porta Red Dead Redemption? Vamos apresentar o vídeo Frente-a-frente de comparação:

Vamos falar da qualidade de imagem. Não é surpresa nenhuma para ninguém descobrir que o aparato visual do framebuffer tanto na versão Xbox 360 como na versão PS3 de Red Dead Redemption é essencialmente idêntico ao que vimos antes em GTA IV e nos seus episódios. Isto significa uma resolução 720p completa na Xbox 360 com 2x multi-sampling anti-aliasing. A Playstation 3 pelo outro lado renderiza a uma resolução significativamente mais baixa: 1152x640, com uma implementação muito selectiva do anti-aliasing quincunx que introduz uma nódoa na imagem.

QAA e sub-HD raramente são atractivos amigos, mas em comparação directa contra a Xbox 360, transpareceu que GTA IV tinha um certo aspecto individual em si. Esborratado? Sim. Não atractivo? Nada mesmo, certamente não em comparação com a versão 360. Isto devia-se em parte ao estranho efeito da sobreposição de duas imagens de cores diferentes aplicado às texturas apenas na Xbox 360, o que picotava algum trabalho de arte e aplicava um estranho efeito aguarela ao ecrã. Em Red Dead Redemption este efeito desapareceu ou pelo menos reduzido enormemente, significando que a diferença na qualidade de imagem entre as duas versões é mais prontamente pronunciada. Não existe dúvida quanto a isso: apenas em termos dos aspectos básicos da imagem, existe pouca dúvida de que a versão Xbox 360 apresenta mais resolução e mais detalhe, e isto é bem mais importante do que seria em muitos outros jogos.

Esperámos que estas duas imagens comparativas expliquem o porquê. Na primeira imagem, estamos num interior e enquanto os jaggies são um pouco mais pronunciados na PS3, a diferença na resolução realmente não faz uma enorme diferença no jogo. No entanto, no segundo leque de imagens podemos ver que Red Dead Redemption gosta de nos apresentar vastas áreas de paisagens e uma impressionante e longa distância de visão. Essencialmente, quanto mais longe o detalhe está, mais perdemos na PS3, uma vez que simplesmente não existe tanta resolução para o apoiar.

O desempenho é interessante. Em GTA IV vimos uma considerável vantagem para a Xbox 360 aqui. Apesar do rácio de fotogramas rondar por volta e abaixo dos 30 fotogramas por segundo no geral, podíamos ocasionalmente ver o salto para lá dos 40FPS, sugerindo que a Rockstar correu o jogo com um rácio de fotogramas desbloqueado. Na PS3 por outro lado estava bloqueado a 30FPS. Enquanto que ambos os jogos perdiam fotogramas gravemente, a PS3 sofria mais - algo que parecia ter sido corrigido um pouco nas meias-sequelas episódicas.

Ao abordar a performance de Red Dead Redemption recorremos a duas testes separados. O primeiro foi uma análise completa da intro inicial. Nestas cenas, devíamos em teoria ver tanto o título PS3 como 360 em condições exactamente iguais, com a mesma iluminação (uma vez que a altura do dia devia estar fixa).

Facilmente vemos que ambos os jogos estão bloqueados a 30 fotogramas por segundo, mas é a versão PlayStation 3 mais dada a descer abaixo disto. No entanto, é interessante notar que existem algumas cenas chave, geralmente envolvendo um maior número de personagens no ecrã ao mesmo tempo, que podem originar as quedas mais acentuadas na Xbox 360, acompanhado de algum screen-tear.

Similar a GTA IV, o screan-tear apenas é encontrado na Xbox 360 e praticamente difícil de notar, sempre no topo do ecrã. Sugere que o motor RAGE ainda comanda uma vantagem de desempenho geral na Xbox 360 em adição à maior resolução.

O segundo teste de desempenho leva-nos para a jogabilidade propriamente dita. Não idênticas, mas derivadas das mesmas partes das mesmas missões.

De forma interessante parece que as secções que cavalgamos que pontuam missões são igualmente suaves em ambos os sistemas, mas em termos de jogabilidade geral durante todas as importantes missões onde temos um leque de personagens em jogo, vemos que a Xbox 360 se segura bem ao alvo de 30FPS, enquanto que a PS3 pode descer um pouco.

Apesar de já comprometer em termos de resolução e rácio de fotogramas, é claro que a Rockstar teve que cortar e reduzir a versão PS3 do jogo ainda mais para manter o desempenho. Podemos ver um seguramente óbvio leque de pequenas diferenças entre as duas versões que quase sempre favorece a versão xbox 360 do jogo.

Muito tem sido dito sobre a folhagem no jogo, o tipo de arbusto que acrescenta um pouco mais de vida à paisagem seca dentro da recreação da Rockstar do Velho Oeste.

É bastante óbvio das imagens mostradas até à data que houve uma significativa diminuição de detalhe na versão PS3 do jogo, por isso o que se passa? Bem, a folhagem é gerada de texturas alpha transparentes e estas são mais dispendiosas para o equipamento as desenhar.

Cortar-las poupa no desempenho em termos tanto de rácio de preenchimento bem como de largura de banda. É também interessante notar que o tipo de transparência alpha to coverage é usado em ambos os sistemas, mas parece consideravelmente pior na PS3 devido à reduzida resolução.

Agora isto é detalhe incidental - se bem que um dos mais proeminentes elementos - por isso a não ser que tenham ambos os jogos a correr lado a lado, não vais mesmo notar. No entanto, é uma clara indicação que a Rockstar teve que escolher onde fazer os seus compromissos para manter o desempenho, e mesmo assim, este compromisso falha na mesma em igualar o que está a ser providenciado na versão Xbox 360 do jogo em termos de rácio de fotogramas nas sequências mais orientadas para a acção.

Enquanto que o detalhe e filtramento de texturas parece idêntico (como se esperaria de um jogo construído sobre um modelo de streaming em detalhe do disco óptico), existem outros cortes também. Nesta imagem da introdução, podem ver que o efeito da água está um pouco reduzido na PS3, e que ocasionalmente, sombras inteiras parecem ausentes - talvez o resultado de um sistema de gestão de nível de detalhe mais agressivo.

Também podemos ver que a distância de visão na PS3 foi recuada (ou melhor puxada à frente) também, se bem que é mais apurado dizer que o detalhe de visão foi reduzido. A Xbox 360 dá-nos mais detalhe, mais distante, não só em termos de resolução crua mas também com a colocação de objectos. Existem algumas imagens de vistas espantosas em Red Dead Redemption que mostram isto muito bem.

Ao mesmo tempo, existem uma ou duas coisas estranhas na versão Xbox 360 do jogo que enquanto extremamente menores e dificilmente notáveis, não deixam de parecer um pouco estranhas. Nas imagens de comparação em baixo, podem ver que a versão PS3 do jogo está a aplicar luz na cena das portas e janelas, mas o efeito está ausente na Xbox 360. Em ambos os casos, a altura do dia deve estar sincronizada.

Igualmente estranho é que mesmo em imagens nas quais podemos assumir que a altura do dia é precisamente a mesma (por exemplo durante a sequência de introdução ou logo após), existem algumas grandes diferenças em termos do efeito geral da iluminação em certos locais. Pode ser bem o caso de que a formação de nuvens acima seja diferente, ou que toda a base temporal para a introdução esteja a correr a velocidades ligeiramente diferentes, o que pode explicar isto, mas de outra forma parece resultar em algumas mudanças que não conseguimos propriamente descortinar.

Enquanto existem muitas comparações a serem feitas com Grand Theft Auto IV que indicam que a tecnologia partilha os mesmos suportes, é claro de ver que a mudança da intensamente detalhada metrópole de Liberty City para a fronteira de Red Dead Redemption precisou de muito trabalho adicional da Rockstar San Diego.

Isto provavelmente não surpreende. Uma cidade naturalmente traz muitos prédios aproximados, disfarçando os ambientes para lá deles e reduzindo a carga do motor. Red Dead Redemption é sobre compensar os reduzidos níveis de detalhe no primeiro plano ao apresentar um ambiente selvagem que parece esticar-se quase sem limite até à distância. Pode ser porreiro comparar e contrastar as similaridades e diferenças entre GTA IV e Red Dead Redemption, mas a conclusão é que tanto mudou de um jogo para outro que não existem firmes conclusões que podemos tirar sobre se a tecnologia RAGE da Rockstar realmente melhorou em termos de desempenho cru ao longo dos últimos dois anos. No entanto, o que é claro é que a diferença entre a Xbox 360 e a PS3 permanece praticamente no mesmo ponto de um jogo para o outro .

Por isso no aqui e agora falta apenas o assunto da recomendação final. Bem, demonstrámos conclusivamente que a versão Xbox 360 de Red Dead Redemption claramente possui resolução superior, melhor nível de detalhe, desempenho dentro do jogo notavelmente superior e menos "jaggies" devido a uma solução mais consistente de anti-aliasing aplicada que não esborrata a imagem. Sombras são mais apuradas no geral, e de melhor qualidade (particularmente nas sombras das próprias personagens).

Praticamente a única área onde a PS3 comanda a vantagem é em termos do carregamento: a instalação obrigatória de 600MB corta alguns segundos, mas como o único carregamento dentro do jogo ocorre durante a viagem rápida entre locais (usando o acampamento), quase que nem vale mencionar. Certamente a instalação não garante qualquer tipo de melhoria de desempenho tangível em termos do súbito surgir de menor nível de detalhe ou algo como isso.

No entanto, nada disto quer dizer que Red Dead Redemption não é um bom jogo por seu direito na PlayStation 3. Joguem na PS3 sem terem visto a versão 360 e é difícil imaginar que o factor diversão do jogo foi fortemente afectado pelo que temos aqui. Se a Rockstar tivesse decidido deliberadamente cortar na Xbox 360 para tornar o jogo idêntico à versão PS3, é impossível imaginar que as invejáveis notas que atraiu seriam de forma alguma diferentes das que já recebeu.

Resumindo, a Rockstar deve ser aclamada pelo que é um jogo absolutamente fantástico em ambas as plataformas, mas a análise tecnológica é bem conclusiva: se tens a possibilidade de comprar o jogo para cada uma das consolas, a versão Xbox 360 é a versão de Red Dead Redemption que devem comprar.

 

Fonte: Eurogamer.pt